Inteligência Emocional - 07/03/2021 - 09:37

O que é Programação Neurolinguística

O que é Programação Neurolinguística

A Programação Neurolinguística, conhecida como PNL, é uma técnica criada para entender o processo da mente, provocar mudanças e alcançar resultados positivos. O método é uma maneira de estudar os processos e organizações mentais para entender os comportamentos, mindset e ações individuais.

Segundo a PNL, a mente recebe informações, filtra-as, depois as organiza e faz com que a pessoa responda aos estímulos externos. Conhecendo a programação de cada indivíduo, é possível ressignificar padrões prejudiciais e aprimorar os que são benéficos.
Dessa forma, a PNL possibilita ampliar o autoconhecimento e reprogramar a mente para melhorar a vida pessoal, profissional e familiar. Através da observação, modelagem, jogos de excelência e ferramentas, ela favorece a criação de novos hábitos e ações construtivas.

Para que serve a PNL?

Através das técnicas de Programação Neurolinguística ensinadas pelo practitioner, nome do profissional de PNL, o cliente vai criar novos padrões de comportamento individual que o beneficiem ou que servem para alcançar um objetivo. Cada pessoa terá sua meta e processo, mas o PNL pode servir para:
    • Melhorar a performance profissional, esportiva e pessoal
    • Aliviar dores e alergia
    • Resolver conflitos
    • Tomar decisões
    • Minimizar trauma e fobia
    • Aumentar a autoestima
    • Melhorar a comunicação
    • Obter inteligência emocional.

O practitioner utiliza diversas técnicas para ajudar uma pessoa a mudar sua programação mental e ter resultados desejados, além de promover uma mudança de percepção de vida e novas formas de pensar.


Benefícios da PNL

Com a PNL, podemos ensinar uma pessoa a gerenciar seus pensamentos e emoções, tornando-a líder de si mesmo e de seus relacionamentos com os outros, aumentando o seu desempenho e a sua performance.
A PNL funciona na construção de soluções, com foco no atingimento de metas e objetivos, e nas relações humanas.
Além disso, gera constantemente uma reflexão sobre a identidade que queremos construir como líder, profissional ou mesmo no ambiente familiar, oferecendo instrumentos para alcançar os resultados que almejamos em todas as áreas de nossa vida. Uma vez que a pessoa aprende e internaliza essa estruturação, ela mesma buscará diariamente gerar as mudanças de comportamento necessárias para que se torne uma pessoa de sucesso.

Como a PNL funciona

Para que possamos conquistar melhores resultados, é fundamental conhecermos mais do nosso próprio funcionamento, podendo desta forma ampliar as nossas possibilidades de escolha de atitudes e comportamentos que vão ao encontro da vida que queremos ter.
Desta forma, a definição conceitual da PNL é: o estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano. Também podemos definir a PNL como uma metodologia que foca no alcance da excelência, ou seja, auxilia uma pessoa a atingir os resultados que deseja em sua vida, criando modelos a partir de atitudes de sucesso.
A PNL vai além das técnicas. Ela é uma metodologia que pode ser utilizada de forma prática em nosso contexto diário. Está completamente relacionada com resultados no âmbito pessoal quanto profissional.


Programação neurolinguística e o mercado de trabalho

Na busca por profissionais cada vez mais capacitados e equilibrados, as empresas vêm apostando nas técnicas de Programação Neurolinguística para desenvolver suas equipes, seja por meio incentivos para realização de cursos individuais, seja por treinamentos em conjunto.
Profissionais dos mais diferentes cargos podem investir em técnicas de pnl para desenvolver habilidades como comunicação, foco em resultado, gerenciamento de conflitos, autonomia, liderança, resiliência e criatividade. O importante é essas novas características sejam aliadas a uma motivação crescente, capaz de potencializar resultados diferentes e mais efetivos.
Vale lembrar que as técnicas de programação neurolinguística influenciam não apenas o campo profissional, mas também o pessoal. Os conhecimentos adquiridos nos cursos servem para a vida como um todo. Afinal de contas, se o lado pessoal não estiver em boas condições, o profissional pode ser afetado negativamente e vice-versa. Portanto, o treinamento surgiu para tornar o ser humano mais competente em diferentes campos da vida.

Técnicas de PNL

O practitioner utiliza diversas técnicas para ajudar uma pessoa a mudar sua programação mental e ter resultados desejados, além de promover uma mudança de percepção de vida e novas formas de pensar. 
    • Rapport: Trata-se de uma técnica para alcançar uma comunicação efetiva. É utilizado o espelhamento e recapitulação verbal, nos quais a linguagem e os gestos entre duas ou mais pessoas se tornam semelhantes para gerar uma comunicação mais empática e gerar confiança entre os indivíduos.
    • Modelagem: Modelar significa copiar, fazer igual. No PNL, essa técnica é utilizada para moldar comportamentos e ações positivas de pessoas que o cliente admira.
    • Ancoragem: Âncoras são gatilhos visuais, auditivos e cinestésicos que se tornam respostas a certas situações e estados particulares. Elas são "instaladas" na mente desde a infância e podem ser boas ou ruins. Com a técnica, é possível "inserir" uma âncora positiva na pessoa para ser ativada em algum momento específico. Por exemplo: fazer um exercício de respiração antes de uma entrevista de emprego para se acalmar.

    • Metáforas: A metáfora é uma figura de linguagem que utiliza simples comparações para criar histórias com níveis de significado mais profundos. É um processo de linguagem que comunica indiretamente, revelando elementos ocultos do inconsciente. O intuito de utilizar a metáfora é criar uma história que reverbere no cliente ou que haja identificação e faça ele perceber algo novo. A intenção pode ser de criar esperança e/ou transformação, a fim de encontrar um caminho de mudança e cura na mentalidade.

    • Além destas técnicas, são usados outros exercícios e ferramentas para alcançar os mais diversos objetivos - sempre utilizando a ligação entre linguística, corpo e emocional como meio.


Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Tags e referências:

Talvez você também goste:

O que é a Psicanálise integrativa?

O que é a Psicanálise integrativa?

Você sabe o que é inteligência emocional?

Você sabe o que é inteligência emocional?

Para que serve o Reiki?

Para que serve o Reiki?