Inteligência Emocional - 06/04/2021 - 08:15

Para que serve o Reiki?

Para que serve o Reiki?

As doenças ou disfunções físicas, mentais e emocionais são energia fluindo de maneira errada, parada ou bloqueada. Vários fatores como estresse, sedentarismo, má alimentação, insônia, respiração inadequada, ansiedade, mágoa, apego, raiva e baixa autoestima são capazes de interferir no fluxo energético e, com isso, podem causar distúrbios físicos ou psíquicos.

Portanto, o Reiki serve para desbloquear essa energia, regulando o fluxo e, consequentemente, resgatando o equilíbrio que é preciso para ter saúde e bem-estar. Com a aplicação da energia universal no corpo, o organismo volta a funcionar de forma harmoniosa, com glândulas ativadas, sistema nervoso revitalizado e sistema imunológico fortalecido. 
Ele funciona como uma prática integrativa para equilibrar partes do corpo físico e emocional. A sabedoria oriental explica que a energia é a base de tudo. No corpo, ela flui pelos canais energéticos, alimenta órgãos e células e regula as funções vitais

O que significa a palavra Reiki

“Reiki” é uma palavra originada no idioma japonês dividida em dois kanjis, “REI” e “KI”. Portanto, o significado de Reiki é compreendido explicando separadamente cada uma delas.

“REI”: energia cósmica universal
Durante a iniciação ao Reiki, o indivíduo é religado àquilo que chamamos de “REI”, cujo significado é energia universal, e que pode ser descrita das mais diversas formas: primeira fonte, fonte primordial ou qualquer outra denominação que represente essa criação primária, essa energia vital do universo. O “REI” representa a sabedoria divina.

“KI”: energia vital
O “KI” representa a força vital, o calor e energia irradiados do corpo, seja de um homem ou de um animal, pois esta energia está presente em todos os seres vivos.
É conhecida por diferentes nomes dependendo da cultura, por exemplo, na Rússia chamam de “energia bioplasmática”, na Polinésia de “mana”, na Índia de “prana” e na China de “chi”. Ocorre que, como o Reiki foi descoberto no Japão pelo japonês Mikao Usui, foi utilizada a palavra japonesa “KI”, que significa “força da vida” ou “energia vital”.

Reiki é uma religião?

Reiki não é religião! É uma técnica alternativa de cura e reequilíbrio vibracional e energético, ou seja, qualquer pessoa pode fazer. Dentre nossos alunos, temos católicos, evangélicos, espíritas, budistas, judeus, agnósticos e pessoas das mais diversas denominações. 

O único pré-requisito para aplicar o Reiki é ser Reikiano, ou seja, após fazer um Curso de Formação e Iniciação.

Assim, você estará apto a aplicar em você mesmo e em outras pessoas. O Reiki utiliza energia cósmica universal e não a energia de quem está aplicando, dessa forma você se mantém sempre energizado.

Benefícios do Reiki:

Pode auxiliar no tratamento e prevenção de doenças e ajudar a manter a estabilidade física, mental e emocional. Nesse sentido, a principal característica do método é restaurar o equilíbrio físico da pessoa, regularizando suas funções vitais, e equilibrar os campos mental e emocional, promovendo a paz interior.
Ao longo do tratamento, há uma expansão de consciência em que a pessoa começa a mudar pequenas coisas de seu dia a dia. Existe uma mudança de valores e o paciente começa a olhar através das dificuldades da rotina, enxergando uma nova forma de viver, mais feliz e saudável.
Dentre os problemas que o Reiki ajuda a tratar estão:
    • Estresse
    • Ansiedade
    • Depressão
    • Baixa autoestima
    • Síndrome do pânico
    • Dor
    • Fadiga
    • Náuseas
    • Insônia.

Origem do Reiki e seus princípios:

O Reiki foi fundado pelo Dr. Mikao Usui, professor universitário, nascido em Kioto, no Japão, no ano de 1865. Segundo a mestre Eliana, ele sabia que existia a energia vital universal que podia ser emanada pelas mãos, mas não entendia como.
Seguindo seu interesse pelo assunto, viajou à Índia e leu antigos escritos budistas onde encontrou a resposta. Numa escritura, estava uma fórmula em sânscrito, cheia de símbolos que, quando acionados, seriam capazes de ativar e captar a energia universal. Apesar de ser antigo, o Reiki só chegou ao Ocidente nos anos 40, com ajuda da americana de origem japonesa Hawayo Takata. No Brasil, a prática foi introduzida em 1983 pelos mestres Dr. Egídio Vecchio e Claudete França, a primeira mestre de Reiki no país e Presidente da Associação Brasileira de Reiki.
Os princípios são:
    • Hoje darei graças por todas as minhas bênçãos
    • Hoje não me preocuparei
    • Hoje não sentirei raiva
    • Hoje farei meu trabalho honestamente
    • Hoje serei gentil comigo e com todas as criaturas vivas.

Reiki x Ansiedade

A ansiedade pode ser uma das principais causas de depressão, por isso que muitas vezes tratando a ansiedade a depressão não terá espaço para aparecer.
A ansiedade é uma resposta normal ao estresse da vida cotidiana e das preocupações. Muitas vezes por não compreender e/ou não aceitar o funcionamento dos padrões normais da vida.

O que devemos observar é quanto ao nível dessa ansiedade, quando ela começa a trazer transtornos para o nossa vida que fica perigoso. Tudo em excesso não faz bem à saúde.

Quero reforçar, o terapeuta de Reiki, não faz uma avaliação médica e sim uma avaliação energética da pessoa.
A aplicação e o próprio estudo do Reiki amplia a nossa visão de mundo, trazendo melhora não só para a ansiedade. Ele traz uma melhora em todos os níveis da nossa vida. 


Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Tags e referências:

Talvez você também goste:

O que é a Psicanálise integrativa?

O que é a Psicanálise integrativa?

Para que serve o Reiki?

Para que serve o Reiki?

Você sabe o que é inteligência emocional?

Você sabe o que é inteligência emocional?