Inteligência Emocional - 13/10/2020 - 08:30

SAUDADES ALÉM DA VIDA

SAUDADES ALÉM DA VIDA

Existe uma saudade que vai além desta vida e das percepções e momentos que vivenciamos durante a existência atual.

É a saudade de pessoas que não conhecemos, de momentos que não temos consciência de termos vivido, de lugares por onde nunca passamos, de situações que não percebemos claramente, mas que surgem em nossa mente envoltas na névoa do tempo. Essa saudade não tem data, não tem nome, não tem ligação com a nossa vida atual.

É formada por episódios que estão gravados nas profundezas do nosso inconsciente pessoal, mas também no inconsciente coletivo, uma das mais importantes contribuições que Carl Gustav Jung deu para a compreensão do ser humano e de sua passagem pelo planeta Terra, desde o alvorecer da humanidade.

Essa saudade não é uma percepção que detectamos naturalmente. Ela surge em momentos de reflexão, de sonhos e, muitas vezes, ao olharmos uma imagem, ouvirmos uma música, admirarmos uma pintura ou fixarmos nossa atenção em uma paisagem.

Mas, para que sejam momentos de saudade, devem ser sempre lembranças agradáveis, engrandecedoras, cheias de luz e harmonia. Não sentimos saudade de desastres, traumas, violência ou tristezas. Muitas vezes a saudade pode vir de vidas passadas, como cenas de um filme.

Outras vezes de outras cidades, de outras culturas e pessoas que a pessoa nunca viu e nem verá nesta existência. É como se visitássemos esses lugares em espírito, pairando sobre os acontecimentos como uma alma livre das amarras do tempo e da matéria.

É importante considerar que os verdadeiros sentimentos de saudade nunca se referem a momentos de luxúria, a imagens de praias paradisíacas e nem a cenas de luxo, riqueza ou sofisticações tecnológicas. Mas a simples retalhos da vida. Mesmo quando vão além do tempo e do espaço, até os confins do Universo. / Sérgio Osny Gonzalez


Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Tags e referências:

Talvez você também goste:

CAMUFLAMOS NOSSOS BURACOS INTERIORES

CAMUFLAMOS NOSSOS BURACOS INTERIORES

SAUDADES ALÉM DA VIDA

SAUDADES ALÉM DA VIDA

ESCOLHAS CRIAMOS UMA REALIDADE NOVA

ESCOLHAS CRIAMOS UMA REALIDADE NOVA