Inteligência Emocional - 29/03/2021 - 08:08

Você sabe o que é inteligência emocional?

Você sabe o que é inteligência emocional?

Inteligência Emocional é a capacidade de administrar as próprias emoções e usá-las a seu favor, além de compreender as emoções das outras pessoas, construindo relações saudáveis, fazendo escolhas conscientes e adquirindo uma melhor qualidade de vida. 

Quem tem Inteligência Emocional sabe pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, sem deixar que as emoções controlem sua vida e se acumulem de forma a reproduzir ou criar traumas e doenças psicossomáticas. 

As doenças psicossomáticas são doenças da mente que manifestam sintomas físicos, como dor de estômago, tremores ou suor, mas que têm causa psicológica. Elas aparecem em pessoas que têm altos níveis de estresse e ansiedade, pois é uma forma do corpo demonstrar, fisicamente, algo que está errado na parte emocional e sentimental.

Conheça os 5 Pilares da I.E:

    • Autorresponsabilidade: capacidade de assumir a responsabilidade por todas as coisas que acontecem na vida, seja o sucesso, fracasso, erros ou acertos;

    • Percepção das Emoções: reconhecer as emoções humanas, tanto as próprias quanto das pessoas ao redor, identificando a mensagem que trazem;

    • Gerenciamento das Emoções: conscientização da sua reação (resposta emocional) diante de cada emoção, adequando-as;

    • Foco: o foco determina o resultado, sendo assim, capacidade para focar nos aspectos positivos das pessoas e situações;

    • Ação: somente pela ação enfrentamos o medo, tristeza e raiva; encontramos a alegria e o amor, gerando resultados e concretizando nossos sonhos.

Por que é importante desenvolver a Inteligência Emocional?

A vida é cheia de desafios diários: metas, prazos, reuniões, família, filhos, relacionamentos, saúde e inúmeras decisões a serem tomadas. Em qualquer âmbito da vida, as pessoas estão sendo observadas, avaliadas e cobradas o tempo todo, o que faz com que vivemos em uma pressão constante. Este é um contexto que pode ser muito estressante e desgastante, especialmente para quem não possui equilíbrio emocional. Isso acontece porque as emoções estão em toda parte e todas as pessoas vivem direta ou indiretamente sob o impacto delas.

A cada dez brasileiros do mercado de trabalho, nove apresentam sintomas como ansiedade e depressão. Justamente por isso, a Inteligência Emocional é tão necessária nos dias de hoje.

Com o avanço da Inteligência Artificial, a sociedade caminha para um novo patamar: não mais dependente das máquinas, mas sim, utilizando-as em prol da sociedade.

Quais são os benefícios da Inteligência Emocional?

A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que até 2030, a depressão ocupe o primeiro lugar como causa de invalidez no mercado de trabalho. Além disso, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão ou ansiedade no mundo inteiro. Racionalmente, ninguém escolheria ser ansioso, depressivo ou explosivo. Mas, a maioria das pessoas fazem isso constantemente.

De modo geral, isso acontece porque o cérebro emocional é muito mais rápido que o cérebro racional. Enquanto as emoções levam o ser humano à ação, sua razão continua pensando e analisando.

Entender que somos movidos principalmente pela emoção é o primeiro passo para começar a desenvolver a Inteligência Emocional. Somente dando a devida importância ao nosso interior, nossas emoções, pensamentos e história de vida, conseguiremos conquistar uma sociedade emocionalmente saudável.

Os principais benefícios da Inteligência Emocional, são:

    • Aumento da autoestima e autoconfiança;
    • Redução de conflitos em relacionamentos interpessoais;
    • Direcionamento competente das emoções;
    • Aumento do nível de comprometimento com metas de vida;
    • Senso de responsabilidade e melhor visão de futuro;
    • Compreensão da visão de mundo e dos sentimentos das outras pessoas;
    • Enriquecimento do relacionamento interpessoal;
    • Equilíbrio Emocional;
    • Desenvolvimento da comunicação e poder de influência;
    • Aumento do nível de felicidade;
    • Superação de barreiras;
    • Clareza nos objetivos e ações;
    • Melhora na capacidade de tomada de decisão;
    • Melhor administração do tempo e melhora significativa da produtividade;
    • Diminuição dos níveis de estresse;
    • Maior realização pessoal, familiar e profissional;
    • Aumento da qualidade de vida, mais disposição, vitalidade e bem-estar.

Como desenvolver minha Inteligência Emocional?

Saber reconhecer as emoções e como elas influenciam suas ações é fundamental para ter mais qualidade de vida e equilíbrio.
O que muitos não sabem é que todas as pessoas possuem a habilidade de desenvolver cada uma de suas emoções — conhecendo, percebendo e administrando melhor os estímulos que chegam ao cérebro emocional. 

A teoria não muda muita coisa, você pode ler todos os livros e ver todos os filmes…mas se não aprender na prática o seu cérebro não registrará a mudança que você quer dar para aquela emoção. É de extrema importância ressignificar cada uma de suas emoções. A raiva, medo, amor, alegria, tristeza… você estará frente a frente com cada uma dessas emoções, e mudará totalmente o que elas representam na sua vida.


Gostou do que leu?
Nós avisaremos quando sair mais.

Tags e referências:

Talvez você também goste:

VOCÊ SABE O QUE É O LUTO NÃO RECONHECIDO?

VOCÊ SABE O QUE É O LUTO NÃO RECONHECIDO?

SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO

SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO

Você sabe o que é ciberativismo?

Você sabe o que é ciberativismo?